sexta-feira, 17 de setembro de 2010

SBT - FALA CIDADE - FALA COMPORTAMENTO

SBT - "FALA CIDADE"

Todas as quintas, 12h, nosso quadro:
FALA COMPORTAMENTO.

Dia 16.09.2010 , atendemos solicitações que chegaram no www.falacidade.com.br:
TEMA: HOMOSSEXUALIDADE

O Conselho Federal de Psicologia estabelece a atuação e conduta do(a) Psicólogo(a), resumindo:
"O CFP Estabelece normas de atuação para os psicólogos em relação à questão da orientação sexual:
Considerando que a forma como cada um vive sua sexualidade faz parte da identidade do sujeito, a qual deve ser compreendida na sua totalidade;

Considerando que a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão;
Considerando que há na sociedade, uma inquietação em torno de práticas sexuais desviantes da norma estabelecida sócio-culturalmente;
Considerando que a Psicologia pode e deve contribuir com o seu conhecimento para o esclarecimento sobre as questões da sexualidade, permitindo a superação de preconceitos e discriminações;
RESOLVE:
Art. 1º - Os psicólogos atuarão segundo os princípios éticos da profissão notadamente aqueles que disciplinam a não discriminação e a promoção e bem-estar das pessoas e da humanidade.
Art. 2º - Os psicólogos deverão contribuir, com seu conhecimento para uma reflexão sobre o preconceito e o desaparecimento de discriminações e estigmatizações contra aqueles que apresentam comportamentos e práticas homoeróticas.
Art. 3º - Os psicólogos não exercerão qualquer ação que favoreça a patologização de comportamentos ou práticas homoeróticas, nem adotarão ação coercitiva tendente a orientar homossexuais para tratamentos não solicitados.

Parágrafo único – Os psicólogos não colaborarão com eventos e serviços que proponham tratamento e cura das homossexualidades."

Meu recado: Diante destes esclarecimentos a dica que deixei no Programa: respeito para ser respeitado. Os filhos respeitando o espaço dos pais, os pais respeitando o espaço dos filhos. Respeito é via de mão dupla. Ressaltando que: não é a orientação sexual que define ou altera o caráter de uma pessoa.

Sempre à disposição.
Grande beijo
Adriana Roveroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário