quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SBT - "QUADRO: Fala Comportamento - Progama Fala Cidade"

FALA COMPORTAMENTO:
toda quinta-feira no primeiro bloco do  "FALA CIDADE - SBT", juntamente com o comunicador e apresentador do programa: Amarildo de Oliveira.

Tema de hoje: ADOÇÃO - Contar ou não contar? Quando contar?

Em resumo: a verdade é o melhor caminho. Contar o mais cedo , possível, desde que a criança comece a se comunicar verbalmente. Na linguagem da criança, claro; mas sem inventar histórias de "cegonha" ou coisas assim...
A VERDADE: há uma mãe biológica, que não pode ou não quis ficar com a criança. A criança tem o direito de saber. E também, saber, que teve "a sorte" de ter uma mãe e/ou pai que a acolheu , a cuidará, a amará, a educará!
A MENTIRA ou OMISSÃO: a criança sente "no ar", e gera muita insegurança. Um dia ela ouve atrás da porta, ou de algum parente, ou através de algum amiguinho. A adoção não será o problema, e sim a DÚVIDA, A INSEGURANÇA.

O AMOR: a VERDADE deve ser falada, com todo amor e acolhimento. Um erro: é enfatizar em criticar a mãe que abandonou (sofrimento maior para a criança). Apenas os FATOS. Sem maiores interpretações ou julgamentos para a criança. Um dia, ela descobrirá o que quer saber ou não. É um direito!

ADOÇÃO COM AMOR E COM VERDADE : com certeza, trará benefícios a toda família!

Grande beijo
Agradeço e aguardo novas sugestões para o meu quadro: FALA COMPORTAMENTO, no site do Programa:
http://www.falacidade.com.br/

Adriana Roveroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário