quarta-feira, 14 de abril de 2010

ESCOLHA PROFISSIONAL - Programa Viva Melhor - TVC Canal 2 - 12h Domingo NET TV Jaú

Tela de Girassóis: nosso cenário, com muito orgulho, pela minha filha AMANDA ROVERONI.


PROGRAMA "VIVA MELHOR" - Março 2010 - NET TV -TVC CANAL 2 - Jaú.
Assista meu Programa, dividido nos 3 blocos abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=CHAyyfHcNus
http://www.youtube.com/watch?v=INuYaLgA75U
http://www.youtube.com/watch?v=51_uUs0YaOw&feature=related


ESCOLHA PROFISSIONAL
Os jovens se afligem , ficam angustiados e , mesmo assim, têm que escolher qual caminho seguir. Qual papel profissional desempenhará na sociedade.
Ao longo de nossa vida, exercemos vários papéis.Alguns papéis podemos escolher, outros não.
Os que não podemos escolher, precisamos praticar a aceitação e vivenciá-los da melhor forma.
Os que podemos escolher, devemos fazê-lo de forma consciente.
Escolher o curso ou a profissão é um papel que podemos escolher. Mas em que devemos basear nossas escolhas? Como saber qual tipo de trabalho ou de curso que vai trazer-nos alegria, prazer e ainda nos sustentar? Como escolher qual a profissão certa, aquela que nos trará a maior realização?
Tem alguns caminhos: conhecendo-se (personalidade, interesses e aptidões, e valores pessoais) e, conhecendo o campo de trabalho – as profissões e atividades, os cursos existentes, o mercado, etc.
Devemos pensar, também: Quais valores pesam em nossa escolha? Para cada pessoa é um valor: financeiro, social (fama, status, poder), individual (o que gosto), etc...
É importante refletir sobre o que é importante para você: dinheiro, posição, fama, poder, realização pessoal? É claro que um não exclui o outro, mas a reflexão é importante para a decisão. Em todas as profissões encontraremos coisas que gostamos e dão prazer ; e coisas que não gostamos. Mesmo que seja a profissão mais sonhada e mais amada. É preciso que reconheçamos o que não suportaríamos em uma profissão e o que conseguiríamos levar numa boa.
Analisar o mercado de trabalho, também é necessário. Porém, vivemos em um mundo de mudanças rápidas e é difícil fazer uma previsão.
Por isso, é importante gostar do que se faz. Dificilmente alguém é bom, ou “o melhor”, naquilo que não gosta.
Quando escolhemos a profissão que tem mais a ver com nossa maneira de ser e onde melhor podemos expressar nossos talentos e capacidades, maior a probabilidade de progresso individual.
É importante lembrar que a laranjeira não dá limão. Devemos refletir se nossas características pessoais têm a ver com a profissão almejada.
Alguém que não tenha em suas características muitas afinidades com a profissão desejada, terá maior dificuldade de adaptação. É possível, mas dá mais trabalho.
Às vezes, há pressão da família ou de amigos para se escolher determinada profissão. Sempre, com o objetivo de ajudar...Mas...isso, confunde ,ainda mais, a cabeça do jovem que já está indeciso e inseguro. O adolescente ainda não estabeleceu sua própria identidade, está tentando firmar suas opiniões e necessita descobrir este caminho sozinho. Claro, com orientação, mas sem pressão. Com compreensão!

Adriana Roveroni – psicóloga clínica, com formação em Psicoterapia Cognitiva. Apresenta o Programa “Viva Melhor”, - BIG TV- Domingo - TVC Canal 2 – 12h00, Colunista convidada da REVISTA ENERGIA (Energia FM 10,19 Jaú –
e-mail:aroveroni@hotmail.com
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário