terça-feira, 10 de agosto de 2010

"ESCOLHAS - ETERNAS ESCOLHAS" - Artigo - Revista Energia 3ª Edição


Olá!!! A 3ª Edição da REVISTA ENERGIA já circula, muito comentada e prestigiada. Eu aguardei a revista chegar às mãos dos leitores, para postar o artigo da "Coluna", que tenho honra, de ser convidada pela "ENERGIA FM 101,9". Somos parceiros de longa data, através da querida amiga Lúcia Barizza - competente Diretora da Rádio e da Revista Energia.
Obs: Como o artigo é exclusivo para a ENERGIA, agora posso postar pra quem está longe  e me pediu (pacientes, alunos, empresas-clientes, amigos,...):

MEU ARTIGO :ESPECIAL PARA A REVISTA ENERGIA 3ª Edição (pg 46):

"ESCOLHAS, ETERNAS ESCOLHAS

Você! Acabou de fazer uma ESCOLHA!
Uma não! Várias: Escolheu a “Revista Energia”, folhou-a, leu algumas matérias e , agora, escolheu ler este artigo. (obs:no caso, aqui, escolheu ler, este artigo , este blog)
Nossa vida é assim, construída através de ESCOLHAS, a cada instante.
Desde as pequenas e simples, até as maiores e complexas: ESCOLHAS.
A todo momento escolhemos algo. Percebe? Até nossos pensamentos. O primeiro pensamento é automático; mas podemos escolher desafiá-lo, ir por outro caminho, escolher outros pensamentos, escolher lidar de uma nova forma com cada situação.
Náo há como “não escolher”! “Não escolher”, já é uma escolha. E se você não escolher: alguém , a vida, ou a própria “sorte”, escolherá por você. Precisamos escolher e admitir que somos responsáveis por cada escolha. Escolhas trazem consequências.
Conscientemente ou não, desde que abrimos os olhos de manhã, escolhemos. Que roupas vestiremos, o que comeremos, que caminho seguiremos, que profissão escolheremos, de que jeito falaremos, quais amigos, quais relacionamentos, cada atitude , cada movimento, que humor, que “olhar” teremos sobre aquele novo dia: tudo é questão de escolha.
O resultado de nossas vidas hoje, o que temos, o que somos, são reflexos do que escolhemos desde um minuto, ou anos atrás. E nossas escolhas atuais, refletirão em nosso futuro. Assim, como as escolhas de nossos pais, também, tiveram influência em nossas vidas. E vocês, pais, podem influenciar, seus filhos, com suas escolhas!
Temos medo de falar de Escolhas. TEMOS MEDO DE ESCOLHER! Escolhas trazem desconforto e insegurança. Queremos escolher “perfeitamente” (como se o perfeito existisse), queremos a “melhor” escolha (como se fosse possível prever o que , realmente, será “melhor”). Queremos acertar, sempre (como se o “sempre” existisse). E aí, vamos protelando, evitando escolher, evitando falar sobre escolhas, evitando encarar a responsabilidade do que escolhemos. E ainda, alguns, ficam parados, à beira do caminho, procurando CULPADOS pelas suas escolhas ou “não escolhas”. Não adianta. As escolhas são de nossa responsabilidade.
Claro: há contingências, situações inoportunas, imprevisíveis, fora de nosso alcance. Isso é inquestionável. Podemos escolher, o que está ao nosso alcance, e buscar o que não está.
Claro que queremos escolher bem. Temos o DIREITO DE ESCOLHER o melhor pra nós.Mas, como saber, sem escolher?
Quantas vezes escolheu e sentiu que errou? Todos nós!!! Somos humanos, não estamos aqui, só para acertar. Estamos APRENDENDO. E através de nossas escolhas, podemos melhorar, evoluir; ou não. Escolheu, e se arrependeu? As aparências enganaram?: “Reescolha”. Que bom que temos esta oportunidade! “Reescolher”. Com um novo olhar, com a experiência de quem já escolheu. Garantia de sucesso? Também não. Mas garantia de novas oportunidades, novas experiências, novos caminhos.
Mundo globalizado, século 21, tanta informação disponível e tantas oportunidades à nossa frente.Como escolher diante de tanta dúvida, tantos caminhos? Primeiro: Não deixando de escolher! Senão, você ESCOLHEU do mesmo jeito. Não há garantias. Não há “Escolha Perfeita”. Há , sim, “Boas Escolhas”. Então, nada de “unidunitê”. Não, não. Esta de “Deixa a vida me levar” vai bem até a página 2. E o que vem depois? Você é que tem que escolher, sim.
Para escolher, é preciso refletir, avaliar as possibilidades: prós(ganhos) e contras(perdas). Não há como escolher sem perder algo. Mas foquenos nos ganhos, no positivo, senão não conseguimos seguir em frente. Como dizia a música:“Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas, aprendendo a “jogar” – leia-se: aprendendo a escolher, a VIVER!
Vamos lá, as Escolhas da sua vida, são SUAS! Pegue-as, agarre-as e ESCOLHA!
Afinal, a VIDA NÃO É ETERNA; mas enquanto há vida, AS ESCOLHAS, SIM, SÃO ETERNAS!
Boas Escolhas!
Até a próxima" (especial para a REVISTA ENERGIA - ENERGIA FM 101,9 - Jaú - SP - Brasil)

Adriana Roveroni
Psicóloga

2 comentários:

  1. Oi Adriana, ainda não esta aparecendo seus seguidores. Estarei sempre olhando assim que tiver aparecendo faço o cadastro.
    Bjão.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cedemilson que bom que deu certo. Obrigada por seguir o blog. Aguardo sua participação, seus comentários sobre os textos e os posts....
    Abraços

    Adriana

    ResponderExcluir