sábado, 9 de abril de 2011

REVISTA ENERGIA - CULPADO OU INOCENTE?

Em minha coluna mensal, na REVISTA ENERGIA, que están um show e você pode visualizar e ouvir o "barulhinho" ao folhear a revista: http://www.energianaweb.com.br/revista/ que está um show, falo sobre a culpa:
Especial para a Revista Energia
 "CULPADO OU INOCENTE
“Sinto culpa em quase todas as situações,isso é normal?"



Sentir culpa é natural em qualquer Ser Humano,. O “anormal” seria não sentir culpa, nem em coisas gravíssimas..
Quem sente culpa em qualquer situação sofre muito, pois tem pensamentos negativos sobre si mesmo e, “pega para si” , como “papel absorvente”, a culpa por tudo que ocorre ao seu redor
A maioria das pessoas , se sente culpada, por alguma razão. Natural. O ruim, é dar “asas” aos pensamentos negativos e perturbadores e tornar a “possível”culpa uma “bola de neve”.

O sentimento de culpa, geralmente, nasce de algo que gostaríamos de ter feito ou de algo que gostaríamos de não ter feito e fizemos. E está ligado a sentimentos e pensamentos que internalizamos durante a vida , ex: “sou inadequado”, “sou incapaz”, “ninguém jamais gostará de mim”, entre outros. Às vezes, cobramos de nós mesmos ser alguém que não somos e nos sentimos culpados.
Cada um de nós tem sua individualidade, seus pontos fortes fracos e pontos fortes. “Nem sempre ganhando, nem sempre perdendo, mas aprendendo a jogar”(leia-se aprendendo a viver)
Sentir culpa faz parte de nosso aprendizado. Somos ensinados na base do erro, culpa, pecado. E... surpresa!!!!!!: errar, não é errado. É Humano.”Atire a primeira pedra quem nunca errou...”
Porém, a culpa gera sentimento de impotência, pois ficamos remoendo pensamentos sobre o fato passado e sobre o qual, não temos controle. Apenas gera angústia e não alivia em nada o sentimento de culpa.
Algumas pessoas se condenam tanto que acabam praticando a auto-punição ou auto-sabotagem Não permitem-se a felicidade. Estranho? Mas é o que ocorre..
Depende, também, da formação da personalidade de cada um, de sua história de vida e eventos significativos.
Aliás, sentir culpa não é , necessariamente, ruim ou doentio. O que cada um faz com seu sentimento de culpa é que pode transformá-lo em algo patológico.
A culpa se torna nociva quando ficamos remoendo, incessantemente, as lembranças do que fizemos ou ainda, do que poderíamos ter feito.A angústia vem dos pensamentos que cultivamos na mente; da forma que cada um percebe e interpreta as situações da vida.
E você? Se sente culpado por algum motivo?
Pare um pouco agora e pense em como conviver melhor com este sentimento.
Pondere sobre a gravidade do que aconteceu ou não aconteceu. Foi tão importante assim? Identifique e aceite onde você falhou, procurando evitar e corrigir as falhas da próxima vez. Não adianta ficar remoendo o que passou, tenha uma atitude positiva e pró-ativa em relação ao futuro. Deixe o passado em paz! Concentre suas forças no que é possível modificar , e aceite o que não é possível.
O alívio, virá, com estas mudanças, não com o remoer dos pensamentos!"

Até a próxima

Grande beijo
Adriana Roveroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário