quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

CIUMES ENTRE IRMÃOS



E...Nasce o novo irmãozinho... perde-se o reinado, as atenções mudam, e o comportamento do irmãozinho mais velho (às vezes, com 1 aninho e pouco - um bebê), começa a alterar.

O nascimento de um bebê causa um forte impacto no irmão primogênito, que tem de aprender a partilhar a atenção dos pais, da qual, até então, usufruia com exclusividade. É importante que os pais identifiquem precocemente o problema e atuem de forma a dar à criança a segurança afetiva que ela precisa. A integração da criança nos preparativos e nas rotinas do recém-nascido é um meio mais eficaz de reprimir o ciúme, já que ela passa a se sentir importante e parte integrante nessas tarefas.

O comportamento, às vezes, agressivo, da criança, é uma REAÇÃO.
Então, mamães e papais...lembrem-se disso.
Grande beijo
Adriana

Um comentário:

  1. Oi, tive um bebê em janeiro e minha filha mais velha estava com 1 ano e 7 meses. No começo ficou um pouco ciumenta mas aceitou o irmazinho. O problema é que quando voltei a trabalhar ela começou com muito ciúmes, quando estou e casa, ela só quer ficar no meu colo, quer que eu faça tudo pra ela, não aceita nem o pai. Está chorona e manhosa, além de morder o irmão. Eu procuro dar atenção, mas o bebê menor exige minha atenção também e ainda mama no peito.
    Gostaria de saber se tem alguma dica para me dar.
    Obrigada
    Paula

    ResponderExcluir